Cupcakes não são bolos!

“O Cupcake teve sua origem no Reino Unido, onde são chamados até hoje de Fairy Cakes (bolo das fadas) tradicionalmente um bolinho de baunilha com cobertura de fondant, presente no clássico chá das 5” – (Fonte: Espaço Gourmet). Ok, então, literalmente, cupcake significa “bolo de xícara”, mas não os trate como bolos e meu título tem um propósito.

O erro mais comum de alguém que começa a fazer cupcakes é: fazer a massa de um bolo comum (normalmente o americano) com todas as suas medidas originais, dividir a massa nas forminhas, fazer um brigadeiro mole para servir de cobertura e falar que fez um cupcake. Nãaaao (som de alguém gritando do fundo do abismo). Por isso esse post antes de começar a colocar receitas.

Primeiro: cupcakes devem ser feitos com manteiga sem sal. Manteiga. Aquela do leite. Não pode ser margarina, e não tente se enganar com uma Doriana sem sal. Não fica com o mesmo gosto. Cupcakes são molhadinhos devido à quantidade de gordura presente na manteiga. Se você substituir por margarina, pode acabar com um cupcake esfarinhento. Necessariamente manteiga? Não, mas quase sempre sim. Alguns cupcakes levam óleo ao invés de manteiga. Ah, e manteiga em temperatura ambiente, ou senão você não consegue bater.

Segundo: sabe aquela tentação de fazer a massa e ficar batendo um tempão pra ela ficar lisinha? Não faça mais isso. A Juliana do Cupcakeando fez um post enorme e ilustrado sobre os perigos de se bater a farinha demais. Eu não tinha ideia do que acontecia, mas tive a sorte de ler o que ela escreveu antes de fazer o primeiro cupcake. E acabei adotando a prática para toda receita que eu faço: deixo para colocar a farinha mais no final possível, dou uma misturada com a espátula e bato só o suficiente para incorporar. Mas também não precisa ficar com tanto medo de bater e deixar grumos de farinha na massa, ok?

Terceiro: sabe quando o bolo está assando e a gente deixa um tempinho a mais para ele dar “aquela” coradinha? Esqueça isso. Cupcakes não foram feitos para serem corados. Se você deixar assando mais do que necessário, ele vai ficar coradinho – e também seco e duro no topo. Ao assar cupcakes, deixe o tempo necessário para formar o domo e passar no teste do palito. Eles podem ficar brancos por cima, pois você vai cobri-los com buttercream, chantily, ou até o brigadeiro mole – se a criatividade e a preguiça forem muita.

Então, desabafo feito. Acho que já posso começar a postar as receitas que eu faço (note que não são minhas receitas, mas são receitas testadas por mim). Por favor, não façam mais o bolo de coca-cola da vovó e coloquem nas forminhas para assar!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s